David Gando, Técnico de restauração de telemoveis

Caro leitor, hoje o Comecei Assim - CA traz uma entrevista com David Gando, um jovem empreendedor de 27 anos de idade, residente no município do Lobito, Técnico de restauração de Telemoveis por mais de 10 anos, recentemente abriu uma  loja de vendas e restauração de telemoveis localizada no bairro da Bela Vista, frente à farmacia Orquidia.

David Gando é  formado na área de educação, vem de uma família humilde e vai nos contar sobre os seus primeiros passos no mundo dos negócios.


1. David, Fale sobre as suas origens familiares, formação dos pais, atividades que desenvolviam, etc.

 David Gando:Venho de uma família simples. Pai sempre foi motoqueiro ( kupapata) e a mãe doméstica. O Pai se formou na mesma instituição que eu viria passar depois, mas nunca exerceu a profissão. 


2.Como foi a sua formação acadêmica, suas experiências profissionais anteriores?

DG: Tive uma boa formação acadêmica, colegas competitivos. Fui a Luanda cursar Eletrônica Geral. Participei em formações e palestras de auto ajuda. 


3.Tem alguém empreendedor na família?  

 DG: Um familiar direito que tenha subsaido, não tenho.


4.Tem alguém como modelo?

DG: Como modelo tenho cotas da banda ( Angelo Kangolo Domingos, Caulo, Cabebinha ). A nível internacional são vários. Warren Bufet, Steve Jobs e tantos outros.


5. Como surgiu a ideia de ser empreendedor ou como a gente diz aqui aqui na banda: como surgiu a ideia de se virar?

DG: Eu sempre fui curioso. Aprendi a consertar geradores e depois telefones. Notei que era algo que podia me dar bom lucro e resolveria muitos problemas das pessoas. Vi que maior parte dos técnicos eram expatriados do Congo ou Vietname. Decidi aprender com eles e melhorar, sempre com ideia de prestar serviços ao domicílio. A loja foi apenas aberta porque as pessoas queriam um lugar físico para me achar 😆


6.Entre o surgimento da ideia e a implementação transcorreu muito tempo?

DG: Transcorreu muito tempo sim porque eu não tive condições de abrir uma loja. Por muito tempo andei atrás de quem podia financiar meu negócio, até que encontrei alguém que vende telemóveis e então nos juntamos. 


7.Desenvolveu algum Plano de negócio? 

 DG: Já desenvolvi vários em papel. Mas só ficaram mesmo no papel. Tirando o serviço ao domicílio, sempre foi uma ideia minha.


8.Como foram(está) os primeiros tempos do empreendimento?

DG: Não está sendo fácil. É muita gente ( o que é bom), mas a pressão é maior. Na minha área as pessoas já têm a mentalidade que mentimos muito e covence-los o contrário não é tarefa fácil. Mas está correr bem.


9.Quais foram as maiores dificuldades no inicio do empreendimento?

DG: Atrair bons clientes da zona baixa para zona alta.


10.Qual é o seu trabalho dentro do empreendimento?

DG: No princípio queria apenas lidar com conserto. Mas também faço gerência.


11.Como você identifica as novas oportunidades?

DG: Basta enxergar as dificuldades nas pessoas e o que temos para desenvolver e poder ajudar maior número de pessoas possíveis.


12.Como você faz para solucionar os problemas que acontecem na Loja?

DG: Na hora de resolver, procuro não entrar em desespero. Converso com meus colegas e sempre chegamos a uma conclusão.


 13.Quantas horas diárias são dedicadas ao trabalho?

 DG: Normalmente passo da hora. Tem vezes que não almoço e trabalho até de noite.


14.Trabalha aos sábados e domingos, tira férias regularmente?

DG: Sim, mas só trabalhos internos e não tiro férias.


15.Qual a importância das relações internas em seu empreendimento?

DG: É muito importante criar bom clima de confiança entre colegas. Isso gera bom aspecto para os clientes. 


16.E qual a importância das relações externas (com clientes, fornecedores, pessoas influentes) para o seu empreendimento?

DG: As pessoas tendem associar nosso produto com nossa reputação. Na minha área, a sinceridade acaba sendo um medidor de competência.


17.Participa de atividades de associações e entidades (Associações empresariais, clubes de serviços, ONGs, etc)? Acha importante estas atividades? 

DG: Já participei em alguns workshop's e paletras. São de grande ajuda para actualização de algumas directrizes. Espero participar mais vezes.


18.Qual(is) o(s) fator(es) mais importante(s) para o sucesso do seu empreendimento?

DG: Material próprio ( laboratório ) e formação constante. 


19.Tem critérios para a contratação de colaboradores para o seu empreendimento?
Se tem, quais são eles?


DG: Preciso de colaboradores que não tenham medo do desconhecido. Que saibam lidar com as pessoas e conhecimento básico da informática ou até mesmo electrónica. 


20.Você tem metas para o seu empreendimento?

DG: Quero ser uma referência dos melhores na minha área.  
 

21.O que diria para alguém que está pensando em iniciar um empreendimento? 

DG: Diria que certifique que ama verdade o que faz; Que o dinheiro não seja prioridade e sim a qualificação; Que a maior preocupação seja o interesse do público, a resolução de suas necessidades. Quando as pessoas vão atrás de si pelo que precisam, você é um potencial rico.


22.Mencione 10 pessoas que gostarias que vissem essa entrevista

DG: Evandro FT JC, David Carlos, Angelo Kangolo Domingos, Meu pai, Timóteo Ecavo, José Martins Liumar, Cândida Chindumbu, Palag Esivayo, Huvi Mendonça, Sam Huambo, Ilda Samuel, Kinito Ngando, Isaac Luaia, Aleckandre Bonefacio Faria.


23.Há mais alguma informação que queira complementar?

DG: Meu maior sonho nunca foi sair da banda ou ser melhor que alguém. Eu sempre quis e ainda desejo que possa inspirar putos da banda. Aqueles que quando se sentirem sem norte possam olhar para meu historial e perceberem que nada é impossível quando estamos determinados. 


Foi assim a nossa entrevista com o Mano David Gando, se precisar dos seus serviços pode entrar em contacto apartir dos seguintes terminais: 94437374247; 914814530

Esperamos que com essa linda história de vida, possamos fazer uma analise profunda de como temos nos comportado diante das oportunidades que surgem, e que fazemos surgir em nossas vidas, Até a próxima. Aguardo o seu comentário/Like. Um forte abraço e muito obrigado.





Comentários